segunda-feira, 4 de maio de 2009

///////////Apropriações


s/ título - Laura Sôro - 2007

Os conteúdos que circulam no meio da arte são amplamente revisitados e posteriormente misturados como uma colagem dadá. Artistas de um mesmo movimento podem se a influenciar chegando ao ponto de qualquer um associar duas obras apenas por seu estilo sem distinguir seus autores.
Em trabalhos feitos com novas tecnologias, é forte o potencial de copiar e colar que a ferramenta traz aos artistas. Como seguidores do dadaísmo, estes artistas questionam a criação artística e a autoria em artes. Afinal, em um mundo tão saturado de imagens, por que não recombiná-las ao invés de reinventar a roda?
Como exemplo deste fenômeno, temos um caso muito curioso de apropriação. Sherrie Levine, uma artista conhecida como fotógrafa e usuária de apropriação no seu trabalho, fotografa as fotografias de Walker Evans criando a obra intitulada After Walker Evans, em 1981. Abaixo, dois exemplos das fotografias utilizadas pela artista.

fonte da imagem:http://www.enxuto.net/images/text/levine.jpg



Posteriormente em 2001 um artista chamado Michael Mandiberg digitaliza estas imagens e cria o site AfterSherrieLevine.com para abrigá-las criando uma obra de webarte que reutiliza a apropriação de Sherrie Levigne. Uma curiosidade deste trabalho é que as imagens do site estão em alta resolução, o que possibilita que o internauta possua uma cópia de qualidade destas fotografias.


projeto nuvens - 2009

Supermario clouds é um trabalho que utiliza a estética dos vídeo-games para o campo das artes e novas mídias com um pretexto DIY ( do it yourself / faça você mesmo) através do qual ele demonstra no site todo o passo-a-passo para que o internauta faça ele mesmo o seu próprio jogo hackeado onde tudo o que se vê são nuvens sobre um fundo azul.

Abaixo, um vídeo que demostra o jogo em funcionamento.

A imagética do firmamento de Arcangel ( o autor do trabalho chama-se Cory Arcangel) sugere referências à história da arte, desde os estudos de nuvens, de John Constable, no século 19 em óleo sobre tela, até a obra Clouds (2001), do artista conceptual Vik Muniz, em que alugou um avião de trabalho aéreo para desenhar nuvens cinzentas no céu de Manhattan. *
*Tribe, Mark and Reena Jana. NEW MEDIA ART — Taschen's Basic Art Series (New York: Taschen, 2006).


Um comentário:

shyness disse...

ai laura genial

bota tudo no rhizome!!!!!!

luv ya