sábado, 16 de maio de 2009

///////////Multiplicidade




A internet abre aos artistas um leque de possibilidades, seja para os artistas convencionais exporem suas obras em redes sociais e/ou profissionais, seja para artistas dos novos meios que constróem narrativas a partir da rede telemática. Por vezes, a arquitetura da rede web é designada como possuidora de um sistema baseado no rizoma; uma rede acentrada ou multicentrada que se opõe a estrutura árvore ou raiz, que já possui uma hierarquia.*  O rizoma ao qual me refiro é o conceito filosófico defendido por Deleuze e Guattari** de sistema que gera multiplicidade, ou é a própria multiplicidade.
A multiplicidade é um tema que vem à tona em trabalhos de webarte que fazem uma proposta ao espectador do tipo: "imite esta foto" (como no trabalho Learning to love you more de Miranda July e Harrell Fletcher), resultando em uma série de fotografias que são parecidas mas ainda sim completamente diferentes uma das outras. Pois a internet, como meio de comunicação que é, coloca sob as mesmas circunstâncias pessoas completamente diferentes e quando estas pessoas manifestam seus pontos de vista, podemos testemunhar a riqueza e diversidade de comportamentos e idéias - vide agora a variedade de blogs existentes.
Um trabalho que é um exemplo bem humorado disto é o 241543903.com de David Horvitz. A idéia é reunir fotografias com uma mesma temática: pessoas colocando a cabeça dentro de um refrigerador. O trabalho além de reunir pessoas virtualmente segue uma proposta de arte participativa/relacional na qual a autoria ganha outro significado. O artista deixa de ser o gênio uno para tornar-se um agitador e dividir a criação com outras pessoas agregando ao trabalho um quê de coletivo e colaborativo.

*O trabalho NeuroZappingFolks do artista  Santiago Ortiz é uma espécie visualização gráfica desta rede sem centro.
** Para mais informações ver: Gilles Deleuze e Felix Guattari, Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1, São Paulo, Editora 34, 1995. disponível em:http://www.scribd.com/doc/16664231/DeleuzeGuattari-MilPlatos1


Nenhum comentário: