terça-feira, 12 de maio de 2009

///////////net.art e mercadoria



The Body of Michael Daines, 2000 (CANADA)

Com o advento da web e da desmaterialização da obra de arte, os artistas se questionam a respeito do consumo em uma era marcada pelos excessos mercadológicos e pela dominação da mídia sobre os costumes e valores da sociedade.
Aos 16 anos, no ano de 2000, um estudante do ensino fundamental chamado Michael Daines entrou para a história da net arte com seu trabalho, que poderia ser chamado de performance, no qual se utiliza do portal de leilões eBay para colocar à venda o próprio corpo pela quantia de 5 dólares. A obra possui uma mensagem tão simples e inovadora que foi mensionada na revista Artforum , reconhecida internacionalmente.
Em entrevista para a revista CIAC n.16 de 2002, Michael Daines mostra seu lado pouco ingênuo no que se refere ao cenário de arte atual e recusa o rótulo de artista, mencionando que artistas seriam os estudantes de arte que produzem auto-retratos psicológicos pouco originais. Fica clara a habilidade dele com o computador como ferramenta na medida em que, desde a infância, teria estudado programação para seu desenvolvimento intelectual.


Outro artista que utilizou a rede para transformar a venda em ação artística foi John Freyer, que divulgou no site eBay quase todos seus pertences no trabalho chamado Allmylifeforsale. O projeto tornou-se propriedade do Museu de Artes da Universidade de Iowa e também um livro com o mesmo nome, mas ainda possui itens à venda, como uma camiseta verde por 1 dóllar ou um antiséptico bucal. Ao navegar pelo site podemos ver fotos dos itens vendidos e correspondências entre os compradores e o vendedor, o que acrescenta um caráter narrativo ao trabalho.


Um comentário:

Ana Boeck disse...

laura, tá muito bom esse texto, adorei! o all my life for sale é muito legal!